Nós, da Associação Hospitalar do Brasil, conduzimos negócios seguindo padrões éticos. Adotamos valores e princípios que ao longo do tempo evoluíram para o que chamamos hoje de Cultura AHBR. Nossas ações de Compliance e Integridade são um desdobramento desses preceitos, que queremos difundir ainda mais.

Comprometidos com essas ações, divulgamos o Código de Ética e Conduta, estabelecemos políticas e procedimentos, avaliamos os riscos do negócio e promovemos um relacionamento ético com clientes e fornecedores. Estudamos a reputação e a situação administrativa e financeira dos nossos parceiros antes de assinar contratos.

Entendemos que uma organização social de saúde é construída por suas pessoas, pelas relações interação de todos com a sociedade. Estamos convencidos de que devemos conquistar mercados não apenas por conta de nossa competência, mas fundamentalmente por nossos valores éticos. E não é só isso.

Acreditamos que é nossa obrigação como cidadãos estarmos alinhados com princípios que fortaleçam a transparência e a ética, colaborando para uma sociedade cada vez mais justa. Reforçamos diariamente esse compromisso, para que todos os envolvidos nas operações da Associação Hospitalar do Brasil, sigam juntos esses mesmos princípios.

 

Conselho de Administração da AHBR

COMITE DE ÉTICA

EQUIPE DE COMPLIANCE

PREVENÇÃO

TEM POR OBJETIVO A MITIGAÇÃO DE RISCOS
EMPRESARIAIS

MONITORAMENTO

TEM POR OBJETIVO DETECTAR POSSÍVEIS FALHAS
OU DESCUMPRIMENTO DAS POLITICAS

É o instrumento que guia a conduta ética da AHBR, aplicável a todos os colaboradores e parceiros. Assegura a manutenção de um ambiente de negócios ético, transparente e aderente à legislação vigente nos mercados em que a AHBR atua.

São instrumentos e procedimentos que buscam detectar e prevenir riscos, bem como trazer segurança operacional. Como exemplo, o estabelecimento de alçadas para autorização de pagamentos e o sistema de aprovação de transações.

É o processo de avaliação dos nossos fornecedores e parceiros com o objetivo de conhecer seus aspectos financeiros e operacionais, além de fatores como Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Compliance. Essa atividade é fundamental para garantir a sustentabilidade das operações da AHBR.

Os contratos firmados com fornecedores têm uma cláusula contratual nomeada “Política de Integridade”, que trata de questões sobre leis anticorrupção e melhores práticas de conduta ética. Também está prevista a suspensão do contrato caso a cláusula seja desrespeitada.

São documentos que estabelecem regras para diversos processos e áreas de negócio da AHBR. Entre elas, a Norma de Relacionamento com o Poder Público, a de Segurança da Informação e a de Relacionamento com Fornecedores.

É o mapeamento e a gestão dos riscos operacionais, que orientam as ações de Compliance e Integridade. A revisão constante desse processo contribui para a evolução dessas ações.

Trata-se do mapeamento e da gestão dos requisitos legais aplicáveis a cada uma das unidades da AHBR. A gestão é realizada por meio de sistema informatizado, no qual são gerados indicadores de acompanhamento e realizadas auditorias de conformidade.

São colaboradores de diversas áreas operacionais da AHBR, além de suas atividades ordinárias, desempenham o papel de multiplicar as ações de compliance e prezar pela manutenção da cultura de ética, integridade e transparência

O canal de comunicação ou Open Talk é para o recebimento de denúncias de violações ao Código de Ética e Conduta. Operado por uma empresa independente, o canal pode ser acessado por qualquer pessoa através do site da AHBR ou por telefone, sendo assegurado o anonimato.

É a apuração e a resolução de todas as denúncias recebidas pelo Open Talk. O processo envolve todas as áreas da AHBR e o Comitê de Ética, procurando garantir um ambiente de negócios transparente e ético.

São mecanismos que previnem, detectam e recomendam correções no caso de violações às diretrizes da AHBR, podendo elas ser internas, de instituições financeiras ou de órgãos parceiros.

São aplicadas nos casos de violações ao Código de Ética e Conduta e a políticas internas, de acordo com a sua gravidade. O Comitê de Ética é o responsável por recomendar a aplicação das medidas disciplinares.

É um mecanismo de monitoramento constante de todo o Programa de Compliance e Integridade, feito com base em estudos de combate à lavagem de dinheiro e à corrupção. São avaliações e testes mensais em bases de dados contábeis, financeiros e de suprimentos, com o objetivo de identificar os chamados red flags, ou sinais e indicadores de suspeitas.

É o comprometimento da liderança AHBR em apoiar o desenvolvimento e a divulgação das ações de Compliance e Integridade.

Workshops, treinamentos presenciais e eletrônicos e campanhas de sensibilização para todos os públicos de relacionamento da AHBR sobre as ações de Compliance e Integridade.

Estão estruturadas em dois eixos de atuação: Prevenção e Monitoramento

As ações de Compliance e Integridade têm como base o compromisso da liderança, o treinamento e a comunicação com todos os públicos da empresa.

OPEN TALK

Uma das suas opções para se pronunciar é o OpenTalk. Esta linha de apoio da AHBR é uma forma confidencial para obter respostas às suas perguntas e para expor preocupações. É administrado por uma empresa independente e está disponível todos os dias da semana e a qualquer hora do dia ou da noite.

Você poderá entrar em contato com o OpenTalk de forma anônima. Qualquer caso que for apresentado será mantido em sigilo de acordo com a lei e as boas práticas empresariais.

 

Entenda como funciona o Open Talk

Você pode registrar denúncias relacionadas à:

  • Agressão Física;
  • Álcool, Drogas e Armas de Fogo;
  • Assédio Moral;
  • Assédio Sexual;
  • Atuações relacionadas a fornecedores e prestadores de serviços;
  • Conflito de Interesse;

  • Corrupção;
  • Descumprimento as Políticas, Normas, Procedimentos e Código de Conduta;
  • Desvios;
  • Discriminação;
  • Exercício ilegal da profissão;
  • Fraude Contábil ou Fiscal;

  • Furtos;
  • Lavagem de Dinheiro;
  • Meio Ambiente;
  • Relacionamento Afetivo Amoroso Inadequado;
  • Segurança do Trabalho;
  • Suborno;
  • Outras irregularidades.

Ações ou omissões contrárias à lei ou às diretrizes do Código de Ética e políticas internas que possam causar dano à AHBR, aos seus colaboradores e demais públicos de interesse, serão consideradas irregularidades.

Caso sua manifestação não se enquadre nos casos acima e você queira fazer uma reclamação, solicitação de informação, pedido, opinião, sugestão, consulta ou elogio, acesse o site https://ahbr.org.br/contato/ e registre sua manifestação.